4 Assuntos Essenciais que não podem faltar no Replanejamento Escolar

Julho. Férias. Descanso. Baterias renovadas, é hora de começar a pensar no novo semestre! O replanejamento escolar é um momento importantíssimo de reflexão  e redefinição de ações. Ouso dizer que a escola que mascara esse momento com dinâmicas  e textos de revistas, perdem um tempo precioso e estão fadadas ao fracasso.

Independente do tempo que se tem para o replanejamento, um dia, dois ou uma semana, a escola deve organizar-se para abordar 4 assuntos que julgo essenciais para um “novo planejar”:

1-     Análise dos Resultados dos Alunos

 planejamento (1)

Cabe ao coordenador e diretor escolar a análise geral dos resultados da escola a fim de identificar componentes curriculares,  professores e alunos que necessitam de maior atenção. Feito isto, os professores devem ser orientados a fazer o mesmo com suas turmas para identificar conteúdos e habilidades que não obtiveram resultados positivos de retenção e desenvolvimento, e nesse caso, não vale uma análise grupal e sim individual: qual aluno, qual conteúdo, quais habilidades, lembrando que cada aluno é um e único.

A análise de resultados deve ser uma prática frequente e  tratar desse assunto no replanejamento é possibilitar aos professores o compartilhamento de novas análises, inclusive entre os colegas.

 

2-     Meios para a Recuperação de Conteúdos e Habilidades

Feita a análise dos resultados, o próximo passo é buscar meios de recuperação dos conteúdos e habilidades não satisfatórios. Como a análise é feita individualmente, os meios que serão oferecidos para tais recuperações também precisam ser personalizados. Podem ser planejados no período de aula ou fora dele. Veja que não falo em recuperação de notas e sim, recuperação de conteúdos e habilidades. Professores e gestores devem discutir sobre os recursos disponíveis para que a recuperação aconteça da melhor forma.

 

planejamento

 

3-     Instrumentos de avaliação

 

Sempre digo que a melhor gestão escolar acontece quando se prevê problemas, agindo antecipadamente. Mas nem sempre é possível prever ou atuar em tudo, algumas coisas escapam…Vejamos os assuntos que  tratamos até agora, análise de resultados e recuperação, se a escola apresenta problemas é bem possível que um dos fatores seja os instrumentos de avaliação que estão sendo utilizados. O replanejamento é um bom momento para revê-los e ajustá-los. Em grupo, os gestores podem conduzir a análise de instrumentos e alinhá-los à proposta pedagógica da escola, bem como, firmar coletivamente o que se deve contemplar de fato nas avaliações.

 

4-     Planos de ação

 

 Planejamento-Mensal-agosto-de-2013-3

 

O último assunto e mais importante é o fechamento das ações anteriores. De nada adianta falar de resultado,  recuperação e instrumentos de avaliação, se não houver mudança na ação cotidiana. Em minha jornada profissional, assisti excelentes reuniões de replanejamento, com brilhantes análises mas nenhuma mudança na ação pedagógica gerando, lógico, o mesmo resultado do primeiro semestre.

Os planos de ação devem ser lidos, rabiscados e reescritos, não são documentos estáticos. Com base nas reflexões e acertos que o replanejamento se propõe, a mudança nos planos deve acontecer com naturalidade e comprometimento, não somente no papel, mas no dia a dia da sala de aula.

Garanto a você que tratando desses quatro assuntos, o resultado do segundo semestre será prodigioso. Você deve estar me questionando sobre as dinâmicas, tão querida por todos. Realmente são, faça uma se for tão importante. Mas se o objetivo da dinâmica é motivar  e unir a equipe, faço um alerta, nem motivação, nem união, tão pouco, equipe, se faz numa reunião de replanejamento, isto se conquista ao longo do trabalho.

 

equipe

Para terminar, sem querer ser o Soarez do Uruguai…textos de revistas pedagógicas são leituras obrigatórias dos educadores e podem ser comentadas em um grupo fechado de facebook dos seus professores, por exemplo. Que tal?

Grande abraço e excelente reunião!!!

  eu  Luciana Cairo

Luciana, atua em mentoring educacional e é editora desse blog.

8 thoughts on “4 Assuntos Essenciais que não podem faltar no Replanejamento Escolar

  1. Gostei bastante do que li, e certamente ira ajudar-me nesses momentos de replanejamento, que as vezes, acontecem em outros momentos do ano letivo tbem.
    Das ideias lidas aqui, surgiram outras que já serão encaminhadas aos colegas para definirmos algumas estrategias e abordagens para o recomeço do 2o semestre. Quanto as dinâmicas, sera um momento de reflexão. Não havia percebido por este prisma, achando-as indispensáveis nos momentos de encontros com a Equipe. Obrigada!rs Abraços

  2. Olá Monica!
    Obrigada pelo seu comentário, eles são muito importantes para mim!
    Fico feliz que tenha gostado do texto. A educação se faz assim, com reflexões constantes de nossas práticas!
    Abraços!

  3. Muito bom, Luciana! O trabalho sendo compartilhado rende mais!

  4. 毎日新品ここは人気海外ドラマ 国内ドラマDVDから、アニメDVD Blu-rayまで,韓国ドラマ、アニメドラマ、日本TVドラマ、中国ドラマ。人気DVD特価セール中!全品配送無料。

  5. I truly appreciate this post. I have been looking everywhere for this! Thank goodness I found it on Bing. You have made my day! Thx again

  6. Hey. Vastly cool website!! Guy .. Exquisite .. Amazing .. I will bookmark your website and take the feeds additionally…I’m satisfied to find abundant of use in order right here in the article. Be grateful you for sharing…

  7. I am not definite where you’re getting your information, but vast matter. I desires to spend some time education much added or thoughtful further. Gratitude for abundant in sequence I was looking for this information for my mission.

Comments are closed.