Adolescência – tempo de paixões e projeto de vida – Parte I

Popularmente chamada de aborrecência, quem tem ou teve um filho nesta fase, sabe  quanta coragem e jogo de cintura são necessárias para enfrenta-la.

blog_familia6

Ao longo de um mesmo dia, o adolescente consegue apresentar  euforia, revolta ou isolamento num turbilhão de transformações físicas e emocionais.

Com as áreas cerebrais de tomada de decisão ainda em desenvolvimento, os adolescentes demonstram tendência à impulsividade e discernimento duvidoso para julgar situações que representem riscos.

rebelde

Os maiores riscos de morte – dirigir embriagado, beber em excesso, fumar, fazer sexo sem proteção – são comuns aos anos da juventude que se enraizados na adolescência, excluindo o risco imediato, são estabelecidos até a vida adulta.

Como prosseguir? Estabelecendo estratégias de postegar o consumo de álcool, a atividade sexual e outros comportamentos de risco, permitindo tempo para que o cérebro amadureça.

Explico: durante a juventude o cérebro amadurece em etapas, começando pelas áreas posteriores e terminando nas anteriores e as regiões responsáveis pelo planejamento, raciocínio e controle de impulsos são as últimas a amadurecer.

Veja agora algumas recomendações dos especialistas Valerie Reyna e Frank Farley:

1-    Ofereça aos adolescentes argumentos bem fundamentados. Concentre-se na redução dos riscos e no aumento dos benefícios.

2-    Ajude-os a entender o significado das verdades relacionadas aos riscos extraindo o ponto principal que permanecerá na memória por mais tempo.

3-    Monitore e supervisione os adolescentes em vez de confiar que farão boas escolhas ou que aprenderão com a “escola da vida”.

4-    Encoraje-os a desenvolver imagens positivas de comportamentos saudáveis, expondo-os a filmes, romances ou seriados que evoquem a emoção.

5-     Ajude-os a colocar em prática dicas que sinalizem o perigo antes que seja tarde para agir (“não andarei de carro com um motorista que bebeu”)

Continue a leitura – Adolescência – tempo de paixões e projeto de vida – Parte II

 

Cópia de eu  Luciana Cairo

Luciana é mãe de três filhos e trabalha com Teen Coaching e Mentoring Educacional

22 thoughts on “Adolescência – tempo de paixões e projeto de vida – Parte I

  1. Pingback: make money online
  2. Pingback: same day loans
  3. Pingback: buy youtube views
  4. Pingback: beauty girl
  5. Pingback: Best astrologer
  6. 毎日新品ここは人気海外ドラマ 国内ドラマDVDから、アニメDVD Blu-rayまで,韓国ドラマ、アニメドラマ、日本TVドラマ、中国ドラマ。人気DVD特価セール中!全品配送無料。

  7. Pingback: car
  8. Pingback: rock music
  9. Pingback: Drain Cleaning

Comments are closed.