Adolescência – tempo de paixões e projeto de vida – Parte II

No texto anterior, Adolescência – tempo de paixões e projeto de vida – Parte I  falamos sobre as paixões perigosas dos adolescente e porque os mesmos gostam de situações de risco por conta do amadurecimento do cérebro.

E por falar em amadurecimento, surge o questionamento:

Será esta a razão, para que meu filho adolescente não tenha interesse pelo seu futuro?

teens using tablet pc

O tempo da adolescência coincide com suas decisões sobre, inclusive, o mercado de trabalho, daí a importância singular da orientação para a construção de um projeto de vida.

Entende-se por projeto de vida, nesta fase da adolescência, a definição do processo para se alcançar o objetivo final de empregabilidade. É um projeto de longo prazo, um instrumento que proporciona autoconhecimento e orientação das ações do jovem adolescente.

O projeto de vida, ou Teen Coaching, é pouco usual nas famílias brasileiras, o que talvez explique que 75% dos brasileiros desejam mudar de profissão ou o número alarmante  de evasão das universidades que chega a 50%.

O momento pede reflexão, cuidado, informação e amor próprio.

O primeiro passo para amadurecer sadiamente é investir em autoconhecimento o que permitirá uma escolha satisfatória. Quando uma pessoa encontra seu foco e adota atitudes e hábitos adequados potencializa suas oportunidades de ingresso e estabelecimento no mercado.

adolescentes

Informações sobre carreiras, visitas a ambientes de trabalho diferenciados e conhecimento de onde se está e onde se quer chegar são dicas preciosas para a construção do projeto de vida.

A família contribui com esse momento, quando mantém uma atitude positiva e pró ativa com essa vida que se constrói, apoiando a escolha profissional não apenas como um meio de sustento ou de um bom salário, mas como uma busca de um legado, ao qual o jovem em sua carreira, seja ela qual for, impactará  sua própria felicidade e a vida das pessoas ao seu redor.

eu Luciana Cairo

Luciana é mãe de três filhos e trabalha com Teen Coaching e Mentoring Educacional