Como a PNL pode contribuir na educação dos filhos

A PNL ( programação neurolinguística) , se utiliza da comunicação verbal e não verbal para  reprogramar atitudes e comportamentos ou mesmo instalar novos comportamentos  e pode ser uma importante ferramenta na educação dos filhos .

A fala de pais de filhos pequenos vem carregada…de NÃOs , não mexa aí , não pode , não grite , porém a palavra NÃO é  a precedência da existência . Se eu disser NÃO pense no AZUL , qual  a primeira cor que pensamos ?

O NÃO faz parte da formação das crianças , entretanto, pais podem obter mais resultados se substituírem o NÃO ; ao invés de , “NÃO mexa na tomada” , os pais podem dizer , se mexeres nesta tomada poderás levar um choque e machucar a sua mãozinha …

Comprovadamente as palavras tem poder e atuam em nosso inconsciente , muito mais do que imaginamos .

Em momentos com os filhos mais velhos quando os pais vão dar feedbacks em relação a algo que fizeram errado pode-se utilizar a palavra MAS , que é chamada de apagador universal . Queremos que nossos filhos resignifiquem o que foi feito de ruim por algo que podem fazer de bom . E em comunicação a última informação é a que fica .

Ao falar com seu filho sobre baixos rendimentos escolares , você pode começar falando sobre as notas , sobre o que faltou fazer e seus resultados, seguido da palavra MAS…  “você é um garoto(a) inteligente  e tem todas as condições de tirar melhores notas , precisamos planejar a melhor forma de melhorar seus rendimentos . Conte comigo .”

Vejam  esse feedback inspirador  no filme Rocky ; Rocky Balboa conversa  com seu filho .  

Com os filhos maiores é muito importante estabelecer rapport , ou seja , estabelecer sintonia antes de falar algo negativo, desta forma seu filho estará aberto ao que você tem a dizer . Em contrapartida se começar por algo negativo em suas falas , seu filho dirá “ lá vem você reclamando , você está sempre reclamando” e provavelmente a sua fala irá “ entrar por um ouvido e sair pelo outro “  .

Somos mais parecidos com nossos pais do que imaginamos , porque aprendemos pela modelagem , então o que fazemos é mais importante do que dizemos . Assistam no youtube  um pequeno vídeo  “ Childrens see , childrens do”  que exemplifica  bem a importância da aprendizagem pela modelagem . Somos carregados de crenças e valores que vem de nossos pais , alguns bons e outros não tão bons que podem nos impedir de termos uma vida plena ,sem medos , sem preconceitos ,com hábitos  de vida saudáveis .

Exemplificando , você fala que fumar é ruim , porém, fuma ; você fala que não devemos mentir , mas quando alguém que você não quer falar liga , você diz : fale que eu estou no banho e não posso atender e por aí vai .

Ghandi dizia : “ seja a mudança que você quer ver no mundo”. Comece por você o que quer ver no seu filho daqui a alguns anos , daqui a um ano , daqui a 10 anos , por toda a vida de seu filho .

Se você quer que seu filho goste de todos os vegetais , quando tiver algo que não goste , procure evitar de dizer “ ODEIO cebola , ai que NOJO desse quiabo “ i . Pais instalam filtros negativos ou positivos na vida dos filhos . Depois dizem : “ ele é tão parecido com o pai , detesta comer cebola , preciso fazer a comida em separado” .

Instale filtros positivos em seus filhos , “você é muito inteligente meu filho” , “você é muito carinhoso” , “você é capaz “, “eu acredito em você” .

Utilize metáforas para ensinar seus filhos . As histórias são poderosas ferramentas de aprendizado  .

boy-320106_640

Ahhh, e  não canse de repetir , repetir , repetir algo que você queira que seu filho aprenda . Sim, educar os filhos é cansativo , mas também gratificante . O cérebro aprende por repetição e velocidade .Frases como : “temos que escovar os dentes todos os dias, principalmente antes de dormir”, “estudar e fazer a lição de casa são importantes para nosso futuro”, “a atitude é muito importante na vida das pessoas “, “precisamos ser protagonistas frente às adversidades “; são para ser repetidas  continuamente.

Para saber mais  fariafabiana@hotmail.com

Meu abraço  e sucesso na missão de educar e formar cidadãos mais felizes !

Fabiana Faria

 

foto (15)

Fabiana Faria
Graduada em Pedagogia das Matérias Pedagógicas  com especialização em Orientação  e Supervisão Educacional  pela PUC-RS. Pós –graduada pela FAPA ( RS) em Supervisão Educacional e  no Japão ( Utsunomiya University) em Métodos e Metodologias Educacionais  . MBA em Gestão de Instituições  Educacionais  .Professora  de Educação Infantil  e de formação de professores por 10 anos e  Orientadora e Supervisora em cursos de formação pedagógica e no EF2 e EM .Coordenadora Regional de escolas de sistema de ensino do Sul e Sudeste  por 6 anos. Master Trainning em PNL . Supervisora na Fundação Bradesco .

  *Texto e informações são de responsabilidade da parceira do blog.

20 thoughts on “Como a PNL pode contribuir na educação dos filhos

  1. Pingback: make more money
  2. Pingback: conversation
  3. 毎日新品ここは人気海外ドラマ 国内ドラマDVDから、アニメDVD Blu-rayまで,韓国ドラマ、アニメドラマ、日本TVドラマ、中国ドラマ。人気DVD特価セール中!全品配送無料。

  4. Pingback: Affilojetpack
  5. Pingback: LED Lights
  6. Pingback: superbahis uyelik
  7. Pingback: Twitter

Comments are closed.