Detox de tecnologia para as crianças (e para os pais)

 

Minha amiga Fabiana postou recentemente no facebook que seu filho tinha feito um detox de tecnologia. Adorei o termo!

Sem muitos detalhes imaginei que seu filho tinha ficado sem wi-fi, sem videogame e sem televisão.

Fiz uma experiência parcial dessa com meus filhos. Ficaram sem internet por dois dias e a TV só tinha canal aberto.

O início foi difícil, reclamaram sem parar, depois foram se acostumando com a ideia e procurando outras possibilidades, conversaram mais, observaram mais, brincaram mais…

Em um mundo em que as pessoas andam com o celular na mão, em que crianças em restaurantes comem assistindo ou jogando algo no tablet, ficar sem a tecnologia é quase inaceitável.

E eu? Para dizer a verdade adorei ficar desplugada e continuei a experiência por mais uns dias. A televisão foi fácil, raramente assisto e quando sento para ver algo é um filme ou programas, como dizem meus filhos, para mulheres. Ficar sem internet foi um pouco mais complicado…chega um momento em que a gente fica curioso para pegar o celular ou abrir o computador.

“Curioso” é a palavra. Quando a tecnologia nos serve para produzirmos algo ela é indispensável, mas quando, a internet por exemplo, nos traz apenas distrações, saciamento da curiosidade, então é descartável.

O excesso do uso das tecnologias em nossas vidas está muito próximo da distração, da busca do preenchimento de espaços vazios.

Plugamos para ver onde fulano foi comer, onde foi viajar, qual a vídeo cassetada da semana, para polemizar…são horas diárias de distração enquanto nossa vida preciosa passa como todas as outras.

Desplugar ajuda a viver melhor.  A fazer. Sair da plateia para ser protagonista.

Nossos filhos precisam desse detox. Aprender a desplugar tornou-se uma necessidade. Preencher o tempo com coisas produtivas é uma nova habilidade que se desenvolve, quem diria, hein?

Faça a experiência, eleja um dia da semana sem wi-fi, procurem juntos atividades prazerosas, mostre ao seu filho que há mundo fora das telinhas.

É fácil!

É produtivo!

É prazeroso!

É libertador!!

 

Feliz detox para você!

Luciana