EXPLICANDO O PORQUÊ DA MENTE HUMANA FUNCIONAR COMO UM COMPUTADOR

”A mente humana é como um processador de um computador, com um clock extraordinário e rápido. A mente autista pode variar, mesmo assim, cada mente é única, com suas inteligências múltiplas envolvidas em um só processador, o cérebro.

O cérebro autista é uma máquina, podendo ser comparado ao computador, devido a variação do clock (quantidade de GHz do processador que define o desempenho da máquina, no caso o cérebro) e da memória RAM (Random Acess Memory.)

Uso muito os termos técnicos que são citados em computadores que nós usamos. Usando a lógica, quanto maior a quantidade de GHz no clock, mais rápido será o equipamento. Assim é a mente de um autista, mesmo que não exista a ”superiorização” do mesmo, sendo que cada um de nós temos as nossas inteligências, que não são únicas, o raciocínios das pessoas leigas é que ”O Asperger é mais inteligente que os autistas… ” Sendo que na verdade, a mente Asperger de fato pode ser ”desenvolvida. ” Isso não quer dizer que sua mente é superior a mente dos autistas.

*Simplificando o raciocínio

Inteligência normal (QI 90-110) pode ser comparada com o processador single core (único núcleo) ou um dual core (dois núcleos, rodando a 2.0 GHz). A inteligência dita como acima da média (QI superior a 115) pode ser comparada com o processador dual core de 2.2 GHz ou um Quad Core (quatro núcleos) rodando a 2.4GHz de clock. Usando o raciocínio, quanto maior o clock (quantidade de GHz de um processador), mais rápido será o equipamento.

Aí você me pergunta: Porque você está usando critérios técnicos?

Estou comparando com a nossa mente e como ela funciona. Usei o QI para comparar com a velocidade do processador em GHz.

A memória RAM do seu computador, também realiza uma tarefa importante, pois junto com o processador, define o desempenho do equipamento, assim como os talentos junto com a capacidade intelectual, define o desempenho do ser humano.

 mente

Nossa você me confunde com esses números e critérios técnicos heim? Essa é uma resposta para quem diz que o Asperger é ”mais inteligente que os outros autistas (clássicos), certo?

O QI pode ser baixo (abaixo de 75,) isso não significa que este seja ”menos inteligente” do que um Asperger só por causa da velocidade do raciocínio lógico. Deu pra entender o porquê que comparo a velocidade do raciocínio lógico com a velocidade do processador de computadores né?

Mas qual é o papel da memória RAM de computador e o que tem haver com o trabalho da nossa mente? Hoje em dia, temos smartphones de 512 MB de RAM, 1 GB de RAM, 2 GB, 3 GB, etc. Mas o 512 é um número superior, o 512 é o melhor?

Não necessariamente, temos que prestar atenção nos conceitos ”MB” e ”GB’

1 MB (mega) = 1024 KB (Kilo)

1 GB = 1024 MB

Você entendeu o raciocínio? No caso GB é o mesmo que gigabyte, certo? Usando o raciocínio lógico, quanto maior for a memória RAM, mais aplicativo você pode rodar simultaneamente, sem travamentos ou engasgos. A nossa mente funciona assim também, naturalmente eu posso falar um só idioma ou dois idiomas, pois minha memória RAM só é capaz de executar esse talento. Há quem fale 5, ou até 10 idiomas, então ele tem mais memória RAM do que o meu cérebro.

No computador, tendo 3 GB de RAM, você pode fazer pesquisas e ao mesmo tempo você pode pelo menos ouvir uma música pesquisada simultaneamente, sem comprometer o seu desempenho.

Assim é o cérebro, naturalmente, você pode ser capaz de falar 5 ou 10 idiomas, já eu somente consigo falar 1 ou 2 idiomas, pois é o limite da minha memória de acesso rápido (RAM)

 poder_mente

Ter maior capacidade na memória RAM do seu cérebro, não significa ser mais inteligente que os que possuem menos certo? Mesmo que o QI ”subestima” a inteligência de alguns autistas, a memória RAM pode não deixar a desejar, pois a pessoa pode sim, usar seus talentos de forma útil.

O psicólogo ou algum especialista no assunto pode usar o termo ”deficiência intelectual” para a pessoa que foi reprovada no teste do QI, porém isso não impede que este possa desenvolver os seus talentos.

A pessoa pode ter um QI baixo, porém pode ser capaz de tocar vários instrumentos musicais, pois não está usando a velocidade do raciocínio lógico, (sei QI) está usando a memória RAM para executar o seu talento. Agora dá pra entender tudo né?”

 

10602760_800769779973644_294558687_n  Leonardo Ricardo

Leonardo, 20 anos, escreve desde 2009, época que já surpreendia seus professores pela escrita bem elaborada e perfeição da estrutura narrativa.  Não se considera um escritor ainda, denomina-se produtor de textos e redações. Cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Ignácio Miguel Estéfano. Gosta de tecnologia e por isso sempre busca aprender mais sobre hardware e software, mas também tem paixão por teclado. 

24 thoughts on “EXPLICANDO O PORQUÊ DA MENTE HUMANA FUNCIONAR COMO UM COMPUTADOR

  1. Muito legal, mais um artigo interessante desse maravilhoso canal

  2. Muito interessante seu raciocínio, Leonardo e leva a muitas reflexões. Há muitos pesquisadores que contestam a validade do QI como medição objetiva de inteligência, mas isto ainda é muito debatido, e por enquanto o QI permanece ainda como o padrão.
    Existe também uma corrente que defende que não exista apenas um único tipo de inteligência humana, que existam vários,e que eles sejam diferentes mas equivalentes em valor, não devendo ser comparados entre si, e por enquanto todas estas correntes ainda estão se debatendo e digladiando e é imprevisível qual delas se sairá vencedora.
    Mas o importante mesmo é que seu artigo enriquece e contribui para estes debates tão importante !

    Cristiano Camargo

  3. Leonardo, a comparação que você fez da inteligência humana com o computador é muito interessante. Acredito que o ser humano precisa ser constantemente estimulado para desenvolver-se nas mais diversas áreas. Como o computador precisa, de tempos em tempos, de um upgrade de memória, processador ou software mais moderno. O ser humano, por sua vez, necessita continuamente de incentivos da família, do meio, da escola, enfim, de oportunidades que favoreçam o aperfeicoamento de suas habilidade, não é mesmo? Um gde abraço.

  4. Muito obrigado pessoal por ler este tópico, que mais pessoas venham a aprender coisas novas.

  5. Leonardo Parabéns e obrigada por enviar suas contribuições!

  6. Bem vindo ao blog, sua parceria enriquecerá esse espaço!

  7. Obrigado Rosana pelo apoio, vamos dar uma pequena viagem às profundezas do autismo e descobrir o que tem por lá e como funciona a sua mente. Obrigado a todos os participantes!

    Leonardo Ricardo

  8. Pingback: Lead Generator
  9. Whats positive. Self-same cool blog!! Man .. Striking .. Brilliant .. I’ll bookmark your site and assume the feeds additionally…I’m pleased to attain several of use info here contained by the post. Thankfulness for sharing…

  10. Pingback: rock music
  11. Pingback: cars

Comments are closed.