MENTORING EM EDUCAÇÃO

Os caminhos para o sucesso são tortuosos, mas ficam mais fáceis de ser vencidos quando se conta com auxílio. Na busca pela ascensão e desenvolvimento profissional, o mentor  pode ajudar a chegar lá!

 

O que é Mentoring?

 

Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta outros profissionais compartilhando experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas habilidades para bem exercerem suas funções. Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional.

No Mentoring, há um guia que serve de referência, aconselha e passa seu know-how ao menos experiente.

O Mentoring se adapta a diversas situações: para quem quer empreender, está em momento de transição de carreira — busca por promoção, cargo de líder, mudança de empresa, aprimoramento de sua prática ou quer planejar a aposentadoria.

Diferente dos processos de Coaching  que visam o alcance de objetivos específicos  num determinado espaço de tempo, no Mentoring não há um tempo definido para que o processo seja finalizado, pois esta tutoria é dada de acordo com a evolução do tutorado, encerra-se o processo quando o cliente já adquiriu  os conhecimentos e experiências necessárias, tornando-o apto a exercer suas funções  de forma independente.

Outro diferencial entre Coaching e Mentoring é a condução das atividades. No Coaching o próprio cliente encontra as respostas para traçar seu caminho com base em ferramentas e questionamentos conduzidos pelo coach; diferente do Mentoring ao qual o mentor dá o aconselhamento e apresenta as ações a serem realizadas, em outras palavras, mostra como se faz

O mentor  não será necessariamente seu chefe ou alguém dentro do seu contexto hierárquico, entretanto, tanto o Mentoring quanto o Coaching relacionam-se principalmente com as realizações no presente e no futuro, ou seja, a meta em comum é sair do estado atual para o estado desejado.


Entenda o Mentoring

 

-Ferramenta de desenvolvimento profissional na qual uma pessoa experiente ajuda um iniciante. Esse tipo de apadrinhamento possibilita o aprendizado e o desenvolvimento da carreira do profissional mais jovem na organização.

-As sessões de aconselhamento podem ser individuais ou em grupo e ocorrem em frequências combinadas entre as partes. Os encontros podem ser presenciais, por mensagens ou teleconferência.

A missão do Mentor é ajudar no desenvolvimento de habilidades que serão decisivas na vida profissional, além de disseminar os valores da organização e aprimorar seus relacionamentos.

– Geralmente uma responsabilidade dos departamentos de recursos humanos, os projetos de Mentoring costumam ser aplicados quando há necessidade de substituições ou para a integração de novos funcionários.


Mentoring Em Educação

O Mentoring em Educação, especialidade que atuo, trabalha com profissionais da educação em geral, professores, coordenadores pedagógicos e educacionais, diretores de escolas e instituições educacionais e supervisores.

 


Como funciona o Mentoring Em Educação

 

* Inicia-se com um diagnóstico do mentorado, seja ele pessoa física ou jurídica. Por meio de instrumentos de observação, questionamentos, análises e pesquisas, o diagnóstico da pessoa ou instituição é traçado permitindo a construção de um plano de trabalho sobre os pontos fortes e pontos fracos identificados. (O diagnóstico de instituições é feito presencialmente e dura em média uma semana)

* Feito o diagnóstico, apresenta-se o Plano de Trabalho.

* No Plano de Trabalho são determinados os dias e horários das sessões de aconselhamento, presenciais ou via Skype, bem como a estimativa de prazo para o Mentoring.

* Nos casos de Mentoring em instituições educacionais como por exemplo, escolas, o foco é direcionado a gestão escolar.

* Como o Mentoring depende de um diagnóstico inicial, este pode ser contratado de forma independente.


Quais os benefícios do Mentoring Em Educação

 

Ao passar pelo processo de Mentoring em Educação, você aumentará sua performance ou da sua escola. Elevará os resultados pessoais e profissionais, desenvolverá suas habilidades e de sua equipe, se tornará seguro no processo de tomada de decisão, possuirá grande capacidade em identificar problemas e traçar estratégias para melhor solucioná-los, criará a você e às pessoas que convive um clima organizacional de qualidade e desenvolvimento, aumentará os resultados de aprendizagem de seus alunos, posicionando-se no mercado como referência do setor.


Marque uma entrevista inicial pelo email

mentoring@paisfilhoseescola.com.br ou preencha o formulário abaixo:

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

Em caso de dúvida, escreva para contato@paisfilhoseescola.com.br