O que observar e perguntar na futura escola, creche ou berçário do seu filho

Ao final da licença maternidade ou em qualquer outra época, conforme a decisão da família, a hora de escolher a escola dos  filhos chega para todo mundo. Seja para o berçário, creche ou  escola regular, nos deparamos com muitas dúvidas. Para amenizar esse processo, separei alguns itens que os pais devem observar ao escolher uma instituição:

1-  Localização – pode parecer um item bobo, mas te garanto que no dia a dia, a localização da escola de seu filho pode te trazer alegrias ou transtornos inimagináveis. Se você trabalha fora e longe de casa, considere procurar uma escola nas proximidades do seu trabalho, pois te possibilitará estar junto à criança por um tempo a mais (mesmo que dentro do carro) além, de facilitar seu socorro em casos de febres repentinas. Agora se você trabalha por perto, procure escolas próximas de sua casa e que estejam  localizadas em ruas de boa circulação do trânsito, com facilidade para estacionar ou que tenham pista park, acredite, faz diferença!

2- Segurança – A segurança é um ponto a se considerar sem dúvida! O fluxo de carros e pessoas que circundam as escolas é bem grande, logo, alvo para delitos. Além de seguranças na porta da escola é interessante questionar a escola quanto as normas de retirada de alunos, como a escola procede e o que exige da pessoa que vem buscar a criança na ausência dos pais. Se não houver um procedimento coerente, descarte essa possibilidade e não coloque em risco a segurança do seu filho.

3 – Pesquisa sobre o estabelecimento – Antes de fazer a visita ao estabelecimento, faça uma pesquisa na internet, se há reclamações, o que diz o site da escola e o tipo de propaganda que vincula. Uma vez, vi uma propaganda de uma escola que dizia – “trabalhamos com quantidade, por isso nosso preço é acessível” – a frase se referia ao preço das mensalidades e número de alunos, um verdadeiro absurdo, a propaganda já dizia que as salas eram lotadas e que não havia preocupação com o desenvolvimento pedagógico. Descartei na hora! E não esqueça de entrevistar pessoas que já possuem filhos na escola de interesse, você terá os melhores feedbacks.

Grundschüler melden sich

4 – Proposta pedagógica – Mesmo não sendo professores, os pais devem pedir para que a escola fale sobre a proposta pedagógica. Na conversa, perceba coerências sobre o que está sendo dito e sobre o que foi ou será apresentado. Analise se a proposta condiz com sua vida familiar, você pode estar visitando uma escola com filosofia antroposófica, mas o que você quer mesmo é uma escola voltada para vestibulares. É muito importante para seu filho que você goste e confie na escola e que ela tenha os mesmos princípios que a sua família.

51a-Berçário

5- Espaço Físico – Ao visitar escolas, o que mais encanta ou desencanta os pais é o espaço físico. Devo dizer que conheço excelentes escolas que não possuem pisos de mármore ou ar condicionado nas salas. Mais que ambientes perfeitos é necessário saber como os ambientes são utilizados e com qual frequência. Recentemente, conheci uma escola com uma biblioteca excepcional, porém, o trabalho realizado nela era medíocre. Espaços bonitos ou feios é essencial que sejam seguros, bem arejados, bem iluminados (com boa incidência de luz natural) e principalmente limpos.

img_header_retrato_escola_620

6- Cozinha ou similar – A cozinha ou lanchonete escolar, são espaços pouco visitados pelos pais e que merecem atenção principalmente se a criança faz suas refeições na escola. Observe a higiene do local, o armazenamento dos alimentos e utensílios. Pergunte sobre as compras que a escola faz e seus fornecedores. Observe o cardápio, não se indica que carnes sejam armazenadas às sexta-feira para serem servidas na segunda-feira, pois uma queda de energia no final de semana pode prejudicar a qualidade do alimento. Escolas que fornecem refeições, devem a presentar cardápio assinado por nutricionista, alvará de funcionamento e coleta de amostras diárias de alimentos para análise, se necessário.

7- Quadro de professores – Também pouco questionado pelos pais, mas de suma importância é a situação dos professores da escola. Pergunte sobre o  tempo médio de casa dos professores, graduações e quais os investimentos que a escola faz em formação dos mesmos. Se você encontrar um quadro de professores que muda constantemente, duas coisas podem estar acontecendo, baixo salário ou má gestão, sinais de alerta!

8 – Comunicação – A comunicação entre escola e pais deve ser bem afinada. A agenda é o primeiro meio e seu uso é bem comum às escolas. Algumas instituições utilizam-se de e-mail marketing, área restrita para pais, torpedos e telefonemas. O recurso realmente é o de  menos, o que importa é a qualidade da comunicação. Escola que liga para o serviço do pai para dizer que o filho não fez a lição na classe, não está cumprindo seu papel, ou você pai e mãe, liga para a escola para dizer que seu filho não escovou o dente antes de dormir?

9 – Sistema avaliativo interno e externo – Saber como a escola vai avaliar o desenvolvimento do seu filho é essencial para a interferência dos pais na vida dos filhos. Seja por relatório ou notas, o sistema avaliativo escolar reflete a qualidade dos serviços da escola e como seu filho está respondendo aos estímulos e conhecimentos a que está sendo exposto. Verificar os resultados de avaliações externas, como por exemplo, o ENEM, ajudam a qualificar os serviços da escola, embora não devam ser os únicos indicadores para se medir o sucesso ou fracasso de uma comunidade escolar.

  eu   Luciana Cairo

25 thoughts on “O que observar e perguntar na futura escola, creche ou berçário do seu filho

  1. Olá Luciana,
    Muito boa essa reportagem para ajudar os pais na hora de escolher uma escola para seus filhos. Eu passei por isso quando minha filha saiu do ensino infantil e foi para o 1º ano do ensino fundamental visitei 9 escolas os pontos principais que observei foram: Direção, coordenação, professores, material adotado e por último espaço físico. A escolha de uma escola para o seu filho é muito pessoal, pois ninguém melhor que a mãe para conhecer o seu filho tem escolas que você vai entrar e não conseguir imaginar seu filho nela tem outras que você ao entrar vai sentir que seu filho irá gostar.
    No meu ponto de vista não devemos escolher uma escola pela sua avaliação no ENEM e sim que seu filho seja FELIZ na escola em que ele estuda.

  2. Oi, Maria Helena!!
    Obrigada pelo comentário!
    Eu também bati muita perna para encontrar a escola certa para meus filhos. Houve um tempo em que cada um deles, tenho três, estava em uma escola…que loucura, não é? Mas como cada filho é diferente, avaliei que a escola não podia ser a mesma para todos e deu certo! Como você disse, o principal é que eles estejam felizes!!
    Abraços!!
    Luciana

  3. Pingback: alcohol rehab here
  4. Pingback: conversation
  5. Pingback: Lead Generator
  6. 毎日新品ここは人気海外ドラマ 国内ドラマDVDから、アニメDVD Blu-rayまで,韓国ドラマ、アニメドラマ、日本TVドラマ、中国ドラマ。人気DVD特価セール中!全品配送無料。

  7. Pingback: Agen Bola Tangkas
  8. Do you mind proviso I quote a few of your posts as prolonged as I endow with thanks and sources back to your site? My blog is in the same matching area of interest as yours and my visitors would certainly profit starting a lot of the information you represent here. Entertain agree to me know if this alright with you. Thanks!

  9. Pingback: superbahis 404
  10. Pingback: cars
  11. Pingback: Twitter

Comments are closed.