Vamos “abaixar a luz”?

A palavra abajur vem do francês abat-jour que significa “abaixar a luz”. Ele recebeu esse nome porque sua função é justamente a de impedir que o usuário enxergue a luz diretamente da lâmpada. O uso do abajur cria um ambiente mais tranquilo, aconchegante… e relaxante, contanto que esteja bem colocado e com a lâmpada adequada , durante muito tempo a função primordial do abajur era a de completar a iluminação central do ambiente. Mas hoje ele passou a ser usado também como uma peça de decoração que proporciona maior sofisticação ao ambiente, tornando-o aconchegante e agradável.

abajures para quarto 5

O abajur é apontado hoje como um objeto imprescindível na decoração, pois enriquece o ambiente, cria atmosfera e harmonia, além de combinar com diversos espaços. Afinal, essas peças que antes eram mais clássicas, começaram a ganhar maior estilo e inovação.

montagem-luminarias---criancas-e-adolescentes-1398892876238_956x500

Existe uma infinidade de tipos de abajur no mercado, seja no modelos, material ou formas. Eles podem ser clássicos, modernos, futuristas, estilizados, de material reciclado, de vidro, porcelana, madeira, inox, ferro, plástico, divertidos, temáticos, enfim, tem para todos os gostos e decorações. O fato é que o abajur pode trazer um ar de elegância para uma sala, assim como pode trazendo aquela sensação gostosa de estar em casa e poder repousar. Nos quartos, o abajur é uma forma excelente de iluminar o ambiente sem aquela claridade forte, criando um clima mais propício para quem vai dormir.   O abajur é uma peça decorativa e utilitária que, se bem aplicado, traz sensações agradáveis ao ambiente.

s_MLB_v_V_f_202054861_1473

Como escolher a luminária:
Para a mesa, opte por abajures de piso ou modelos articulados de maneira a facilitar a direção do facho de luz para a área de trabalho específica.
Na iluminação geral, recomenda-se luminárias com acrílico leitoso ou com aletas para gerar luz abundante e difusa.
Observe as lâmpadas. Eleja as de temperatura fria, como LEDs e fluorescentes, que não emanem calor. Fuja da temperatura de cor branca fria e dê preferência à tonalidade branca morna ou quente para evitar distorções de cor e dar aconchego ao espaço.

 

images (2)

Quarto do bebe : 

Em geral, a prioridade é proporcionar relaxamento e aconchego. Se neste espaço dorme mais de uma pessoa, é importante respeitar as individualidades de cada um.  Abajures possibilitam flexibilidade para clarear e escurecer cantos distintos , você verá como serão úteis na hora de dormir, mantendo alguma visibilidade caso tenha que confirmar se o seu filhote está num bom sono, mas tudo isso sem precisar acordar a criança .
Ainda assim, o ideal é apostar em lâmpadas fluorescentes compactas, amarelas, com até 15W. Essa cor favorece a atmosfera acolhedora que toda área íntima necessita.

Lâmpadas: 

Conheça as opções disponíveis no mercado, seus usos e funções.

Incandescente –     Tem baixa eficiência: apenas 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, o restante é calor. A luz que emite é amarelada, por isso é muito usada em abajures, arandelas e luminárias de piso para criar uma atmosfera intimista.
Fluorescente –     Esse tipo de lâmpada ganhou notoriedade graças ao baixo consumo de energia. Até poucos anos atrás, só estavam disponíveis nas cores branca e azulada. Devido à excelente eficiência energética os fabricantes têm investido em mais opções; atualmente, é possível encontrar modelos com temperaturas de cor baixa, em tons amarelados, semelhantes à luz da lâmpada incandescente comum.
Halógena –    Baixa eficiência energética; ainda assim, superior às lâmpadas incandescentes comuns. Indicadas para destacar objetos ou determinadas áreas, visto que possibilitam alto controle do facho de luz.
LED –     Ecologicamente correta, ela converte energia elétrica em luminosa com um consumo de energia baixíssimo e tem longa vida útil. Como utiliza baixa tensão de rede (10v ou 24v) necessita de transformador.

 


IMG_3436   

Alexandra Sendai
Design de Interiores – Formada pela Escola Panameriana de Artes
Trabalha com decoração e design de ambientes residenciais e corporativos, atuando também no mercado de organização de espaços/ambientes, brinquedos, cama, mesa e banho.
Link para a minha pagina https://www.facebook.com/alesendai?ref=hl
(11) 96045-6004
(11) 97666-3083

 *Textos e informações são de responsabilidade de Alexandra Sendai, parceira do blog.

 

 

19 thoughts on “Vamos “abaixar a luz”?

  1. Pingback: make more money
  2. Pingback: sexy girl
  3. Really amazed! Everything is fairly, self-same clear, unbolt is truly a description of the problem. It offers the information. I much loved to tell you that I associated with your locate with a dofollow back relatives accordingly visitors may come to comprehend your situate. It is really every fantastically a new comer to me and this article truly opened my personal eyes, and I reckon that since I support reading your blog, others will too. You can get hold of the link to your web situate here:

  4. Pingback: car

Comments are closed.